Artigos

Os desafios do administrador na gestão pública

Hiram Edmilson Ferreira

O administrador público tem um grande desafio para a evolução na gestão pública: Minimizar a burocratização, aplicar as inovações e apresentar Lucro Social.

Na iniciativa privada, o administrador deve apresentar aos proprietários ou acionistas um relatório demonstrando o resultado, cujo objetivo é o Lucro Financeiro. No caso da gestão pública, o administrador deve apresentar aos cidadãos o Lucro Social, ou seja, o cidadão deve perceber nos resultados dos projetos públicos, os valores agregados na sua vida social.

Para isso, o administrador público de Minas Gerais tem ferramentas de planejamento de longo prazo, que é o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, o de médio prazo, Plano Plurianual de Ação Governamental, e os de curto prazo, que são a Lei de Diretrizes Orçamentária e a Lei de Orçamento Anual – estes previstos na Constituição Federal.

Um administrador público que busca a eficácia, a eficiência e a efetividade é aquele que simplifica e qualifica a prestação de serviços, lutando pela ética e pela moralidade, na busca de atingir o Lucro Social.

Para atingir o Lucro Social o Administrador Púbico esbarra em grande dificuldades quanto a quebra de paradigmas, como: Burocratização de Processos, Políticas Públicas Descontinua, Servidores Públicos Estáveis, dentre outros.

Campus

Rodovia Sabará/BH, Km 14, Bairro Ceieira, CEP: 34.555-000, Sabará MG

PABX: (31) 3671-2560

Funcionamento: das 7 às 22:30h

Escritório BH

Av. Brasil, 84/907, Bairro Stª. Efigênia, CEP: 30.140-001, BH/MG

Tel: (31) 3241-2891 / 0800 31 30 70

Fax: (31) 3241-7204

Funcionamento: das 8 às 18h

Newsletter

Adicione seu e-mail para ficar por dentro das novidades da nossa Faculdade.

Search